Áreas Temáticas

Área 1

EDUCAÇÃO


Trabalhos que representem contribuições da logoterapia em contextos educacionais, contemplando a temática da busca de sentido junto a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Área 2

CLÍNICA


Casos clínicos e manejo das técnicas da logoterapia, relação terapêutica e sua potencialidade para a descoberta do sentido. Essa modalidade pode contemplar, sobretudo, trabalhos que apresentem a evolução terapêutica utilizando-se da logoterapia de Viktor Frankl.

Área 3

TRABALHO/ORGANIZACIONAL


Trabalhos que relacionem temas laborais com a busca do sentido da vida como, por exemplo,“burnout” e estresse nos trabalhadores, bem como aplicações da logoterapia nas organizações.

Área 4

PREVENÇÃO


Trabalhos que tratam da aplicação preventiva da análise existencial e da logoterpia às temáticas das drogas, do suicídio e do vazio existencial, assim como de quaisquer outras problemáticas que tenham potencial para interferir na saúde e no bem estar das pessoas.

Área 5

FILOSOFIA EXISTENCIAL


Temas filosóficos que relacionem a busca de sentido em diversos pensadores (Kierkegaard, Heidegger, Scheler, Jaspers, Biswanger etc.), relacionando-os com a visão de Frankl.

Área 6

ESTUDOS EMPÍRICOS


Relatos de pesquisas que utilizam o aporte teórico da logoterapia ou do construto “vontade de sentido” e que apresentem dados qualitativos e/ou quantitativos. Aqui incluem-se apresentações de estudos sobre validações de instrumentos na logoterapia, estudos correlacionais com metodologias estatísticas ou de caráter fenomenológico e de análise de discurso ou de conteúdo com os seus respectivos resultados.

Área 7

APLICAÇÕES PRÁTICAS E NOVAS METODOLOGIAS


Aplicações inovadoras e contribuições metodológicas e teóricas no âmbito da logoterapia e análise existencial.

Área 8

CULTURA DE PAZ


Reflexões sobre as possibilidades de aplicação do pensamento Frankliano para a busca e a manutenção da paz, ressaltando como seus pilares o sentido da vida e a realização de valores.